segunda-feira, 15 de novembro de 2010

3D

Meu, hoje os coisos saíram para assistir Jackass (3D), após muitas gargalhadas e WTF um cara pulando uma Lamborghini em movimento sério muito medo daquilo!, mas como sempre estamos ligados a área, pensamos rapidamente, - HUM... Imagem 3D, curioso e bonito, mas como funciona, - analisando a imagem 3D do filme... e nota-se rapidamente uma leve distorção na imagem, dando a impressão de que ela é duplicada, com uma leve distancia entre ela.

Chegando em casa, fazemos o que cientistas fazem de melhor, pesquisar e obter conhecimento sobre um assunto, neste caso imagens em 3D. "Googleando" rapidamente, foi encontrado, não só um tipo bastante parecido com o visto no cinema IMax3D mas também, algo que me lembrou aquelas antigas tentativas de 3D que nunca funcionaram comigo, com óculos com um lado azul e outro vermelho.

Apresentam-se quatro sistemas distintos, e aparentemente os existentes até o momento no mercado, para geração de imagens em 3 dimensões. O primeiro que vou falar sobre, é o que citei dos óculos de cores distintas para cada olho, este sistema é conhecido por dois nomes, sistema anáglifo ou colourcode, segue imagem do óculos meio caseio:


Lendo sobre o assunto, não é uma lente azul e uma lente vermelha, o correto é no lugar do azul uma lente cor ciano (para anáglifo) ou no lugar do vermelho a cor âmbar (colourcode) e o azul correto seria o azul escuro para esta combinação, ficando respectivamente: vermelho e ciano ou azul escuro e âmbar. A imagem a ser visualizada, está levemente desenquadrada, se compararmos a coloração "azulada" com a vermelha, na horizontal. A imagem "vermelha" é filtrada pela lente vermelha e transmitida a um dos olhos e a outra imagem "azul" é filtrada pela outra lente, azul, e transmitida ao outro olho. Depois disto, o cérebro cria a ilusão de tridimensionalidade, combinando as duas imagens. Este é um sistema bastante antigo, e tirado exceções com fotografias/retratos, este sistema não é mais utilizado para filmes.

Outro sistema, que se pareceu muito com o visto no Jackass, foi o sistema polarizado, onde se tem duas imagens transmitidas ao mesmo tempo, e o óculos utilizado, é capaz de "filtrar" para um lado polarizado, somente na vertical, e outro somente na horizontal, o sistema polarizador é o utilizado nos cinemas, só têm o inconveniente de reduzir o brilho e qualidade das imagens. Segue imagem de exemplo:


O sistema mais curioso é o lenticular ou auto-estereoscópico, segue imagem e explicação:


É usada uma folha de lentes cilíndricas (na verdade metade cilíndricas), ou lentículas, que é acoplada ao monitor LCD. Com estas lentes, a luz é refletida em ângulos específicos, gerando assim imagens distintas para cada olho. É um sistema mais complexo, daí a maior dificuldade em implementa-lo no mercado, contudo, tem a grande vantagem das imagens serem nítidas, já que dispensa o uso de óculos.

E agora o ultimo sistema e por sinal o adotado para gerar imagens 3D em computadores, este é chamado sistema obturador ativo, as imagens neste tipo de sistema são gravadas separadamente para cada olho e têm uma maior qualidade (1080p).

Comparativamente aos sistemas anteriores e a sua transmissão é realizada de uma forma alternada e a grande velocidade. Os óculos utilizados são mais dispendiosos e requerem o uso de pilhas para alimentar os pequenos "monitores" LCD contidos em cada lente, que funcionam como um obturador de uma máquina fotográfica, ou seja, bloqueiam de uma forma rápida e alternada as imagens para o olho esquerdo e direito e em sincronia com as imagens transmitidas, para assegurar que cada olho recebe as imagens certas e à sequência certa. Segue imagem de exemplo para melhor compreensão:

Um comentário: