Como foi dito no blog esses dias, o coiso, Nikolas Moya (aka. Eu), tive minha apresentação do projeto de Iniciação Científica.
Eu trabalhava com padrões estilísticos da linguagem natural. (Linguagem escrita). Fazer uma análise sintática de um conjunto de palavras, é uma tarefa fácil. O problema é, E se precisarmos de uma análise semântica?
Imagine o quanto é difícil escrever um conjunto de regras que dada uma determinada frase, essas regras conseguem determinar se a frase possui entonação irônica.
Cientístas israelenses da Universidade Hebraica conseguiram. Tomamando como base comentários da amazon.com e tweets do Twitter. Eles fizeram modelos de treinamento para tweets com semântica irônica, analisando pontuação antes de determinadas palavras e compararam com tweets com a hashtag #sarcasm. A pesquisa teve aproveitamento de 77%.
Algoritmos como esse, poderiam servir em pesquisas, como uma das apresentadas na PUC, para a identificação de emoções em emails. Antes de julgar um email como sendo ofensivo, uma análise para evitar sarcasmos nas frases poderia ser usada para filtrar resultados.
Nikolas Moya
def isSarcastic(sentence): return "in soviet russia" in sentence.lower()
ResponderExcluir